Campo de indução magnético criado por 2 condutores
Contents
Descrição
[[File:||thumb|Como as correntes elétricas têm sempre um retorno aos geradores, as linhas de transmissão elétricas são equivalentes ao problema abordado nesta experiência.|right|border|236px]] O campo de indução magnética existe em todo o espaço que nos rodeia, quer pelo magnetismo natural terrestre e sideral quer criado pelo Homem. A partir de valores elevados pode ser prejudicial, principalmente para humanos com próteses eletrónicas (p.ex. pacemakers).
No entanto a maioria dos circuitos elétricos, incluindo as linhas de transmissão elétricas, são fechados ou seja, as correntes acabam por retornar à fonte (gerador ou bateria) por cabos muito próximos uns dos outros. É o que acontece nos nossos cabos domésticos onde os mais atentos certamente já repararam que andam sempre aos pares (o terceiro fio normalmente é a "terra" e não transporta energia, servindo apenas o propósito de proteção).
O objetivo desta experiência consiste em determinar vetor do campo de indução magnética em vários pontos do espaço criado por dois condutores paralelos afastados entre si.
Se quiser fazer parte da rede do Pêndulo Mundial, por favor envie-nos um mail.
Ligações
- Video: rtsp://elabmc.ist.utl.pt/B_3D.sdp
- Laboratório: Básico em e-lab.ist.eu
- Sala de controlo: B_3D
- Nível: *
Quem gosta desta iniciativa
Aparato experimental
A montagem experimental pode ser facilmente adaptada à operação humana para execução local, realizada apenas com o auxilio de um bom cronómetro. As estruturas de aço inox podem ser realizadas em latão ou bronze facilitando a sua talha.
O cabo empregue pode ser substituído por cabo de aço de pesca desportiva e a massa adquirida numa loja de desporto, tendo sido empregue neste caso uma de 2kg do treino do lançamento do peso olímpico. Deve ser utilizado uma fita-métrica calibrada para medir o comprimento do cabo depois de utilizar o sistema por alguns dias.
MEDEA
Esta experiência é utilizada no projeto MEDEA
Física
A determinação do campo de indução magnético
Campo gerado por dois cabos infinitos
O ponto de partida
Estudos experimentais
A orientação do campo
Linhas de contorno e isoclinas
Notas históricas
Bibliografia